Terapia Ocupacional |
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Na Therapies, cada criança possui seu programa individualizado de atendimento, sempre considerando os objetivos a serem alcançados, suas dificuldades e potenciais. Visando a habilitação ou a reabilitação, é definido um plano de exercícios e atividades, que é constantemente acompanhado e reavaliado, de acordo com o desenvolvimento e evolução de cada criança, mantendo, assim, objetivos de curto e médio prazo bem definidos que norteiam os atendimentos e que levam ao objetivo maior de promover a funcionalidade, conquistar independência e autonomia, visando o bem estar e qualidade de vida. Nos atendimentos, para alcançar os objetivos estabelecidos, utilizamos diversos métodos, técnicas, equipamentos e materiais [ver tópico intervenções]. Também nos preocupamos em orientar a família e manter parcerias com escolas, visando a possibilidade do máximo desenvolvimento de seu potencial e transferindo efetivamente os ganhos da terapia para o seu dia a dia. Tudo isto num ambiente agradável, aconchegante e cheio de alegria. |
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Comunicação Suplementar e Alternativa |
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Quando a criança não consegue se comunicar através da fala e não possui uma escrita funcional, recursos de tecnologia assistiva devem ser utilizados para que ela consiga interagir e se expressar. Assim, a Comunicação Suplementar e Alternativa – CSA é uma área do conhecimento que visa suprir esta necessidade ou complementa-la. Na Therapies, este trabalho é desenvolvido em conjunto com a fonoaudióloga. Assim, em equipe, é avaliado qual o melhor recurso, como pranchas, computadores, tablets, softwares e sintetizadores de voz, cabendo à terapeuta ocupacional avaliar também a forma como será utilizado tal recurso, isto é, o desempenho motor, cognitivo e sensorial. Além da avaliação e orientação sobre quais recursos podem ser utilizados, também realizamos todo o acompanhamento, visando a evolução desta comunicação, de acordo com o desenvolvimento e mudanças de necessidades da criança. Acreditamos, também, na importância da orientação familiar, para que este seja um recurso utilizado em todos os ambientes frequentados pela criança. |
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Estimulação Perceptocognitiva |
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Alterações perceptocognitivas, como de memória, atenção, percepção visual e espacial, coordenação visomotora, linguagem, sequência lógica, conceitos, raciocínio lógico, leitura e escrita, entre outros, são trabalhadas visando um desenvolvimento destas funções para que a criança seja capaz de planejar e controlar seus pensamentos e ações. Estratégias de reabilitação cognitiva são utilizadas de acordo com a idade da criança, a maturação, reorganização e plasticidade cerebral. Deve-se considerar ainda a correlação entre desenvolvimento motor e cognitivo, assim como resultados de estudos que associam diretamente melhor desempenho com constante estimulação. |
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Estimulação Sensorial |
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Através dos sentidos - visão, audição, olfato, paladar, tato, propriocepção -, fazemos contato com o mundo ao nosso redor. Em algumas crianças, estes sentidos podem estar diminuídos (hipossensível) ou aumentados (hipersensíveis). Conhecendo os interesses de cada criança e suas necessidades, estímulos são oferecidos proporcionando experiências sensoriais enriquecedoras e essenciais para o desenvolvimento e funcionalidade. A seleção, a graduação e a forma como tais estímulos serão apresentados devem ser criteriosamente escolhidos para o sucesso da terapia. |
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Estimulação Visual |
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A visão é sentido mais utilizado pela maioria das pessoas para entrar em contato com o ambiente. Através dela recebemos informações, por exemplo, de cor, luz, distância e espaço. Quando uma criança apresenta alterações visuais, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e o tratamento adequado melhor será seu prognóstico. A baixa visão ou visão subnormal pode acarretar em atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, dificuldades escolares e até mesmo sociais. Assim, a estimulação adequada é primordial para melhorar a eficiência visual e o desenvolvimento global. Além dos resultados das avaliações, a idade da criança norteia o programa que será desenvolvido. Nos atendimentos, além da prescrição dos recursos adequados, técnicas para estimulação específicas para cada caso são utilizadas. O envolvimento da família e escola também são essenciais para o sucesso do tratamento. |
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HandTutor |
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Sistema composto por um hardware e por um software utilizado para a habilitação e reabilitação dos movimentos do punho e dos dedos. Este equipamento permite a avaliação e a realização de exercícios terapêuticos através de jogos interativos (biofeedback) que exigem movimentos ativos, isolados ou combinados dos dedos e punho. Por proporcionar um biofeedback em tempo real e apresentar a possibilidade de graduar a dificuldade dos jogos, com o HandTutor o terapeuta consegue que seu paciente realize uma quantidade significativa de repetições dos movimentos a serem trabalhados de uma forma intensiva e motivadora. |
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Integração Sensorial |
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Quando uma criança não conseguereceber, classificar e fazer uso de forma adequada das informações provenientes do ambiente e das condições físicas do seu próprio corpo, sua respostas frente às exigências do ambiente podem ser inapropriadas e suas ações pouco funcionais.
Assim, nesta modalidade de intervenção, atividades são propostas com o objetivo de potencializar a capacidade do cérebro em integrar/organizar as informações oriundas do ambiente e do seu próprio corpo para que a criança seja capaz de responder adequadamente a estes estímulos. |
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Orientação Familiar e Escolar |
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Dificuldades motoras, sensoriais e cognitivas interferem de forma importante na interação da criança com sua família, assim como na escola e no meio social como um todo. Neste sentido, acreditamos muito na orientação e inserção dos familiares nos programas terapêuticos.
Orientações sobre como manusear os equipamentos, sobre posicionamento adequado e estímulos necessários permeiam todas as intervenções realizadas pela terapia ocupacional.
Visitas a escolas, orientação a cuidadores e atividades de conscientização da sociedade de uma forma geral também são atividades presentes no calendário da Therapies. |
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Prescrição de Tecnologia Assistiva |
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TecnologiaAssistiva é uma área de conhecimento que engloba produtos, recursos e serviços com o objetivo de promover a funcionalidade e proporcionar maior independência, autonomia, qualidade de vida e inclusão social.
Dentre estes recursos, destacamos aqui:
Avaliando as necessidades de cada criança, estes recursos são prescritos e o acompanhamento do uso é realizado, evitando, assim, utilização inadequada ou abandono. |
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Treinamento de Atividades de VIda Diária |
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Considerando a idade da criança e hábitos familiares, atividades como alimentar-se, vestir e despir-se são executadas visando maior autonomia e independência no seu dia a dia. Para isso são utilizadas estratégias, sequências, posicionamentos e adaptações para garantir maior funcionalidade e facilitar a execução das tarefas. A família é orientada para dar seguimento em casa, tornando o treinamento mais intenso e efetivo. Avaliações específicas, como o PEDI, são utilizadas para mensurar a evolução. |
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Terapias Intensivas - Terapia de Contenção Induzida e HABIT |
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Técnicas de treinamento intensivo e repetitivo vêm sendo utilizadas com bons resultados nos casos de hemiparesia, isto é, com uma recuperação funcional significativa no membro superior parético. Para que a criança receba tais tratamentos, é necessário uma avaliação criteriosa, tanto motora como também de compreensão e colaboração, além do compromisso de comprometimento com o tratamento por toda a família. |
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