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Terapia Ocupacional

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Terapia Ocupacional

   

Na Therapies, cada criança possui seu programa individualizado de atendimento, sempre considerando os objetivos a serem alcançados, suas dificuldades e potenciais.

Visando a habilitação ou a reabilitação, é definido um plano de exercícios e atividades, que é constantemente acompanhado e reavaliado, de acordo com o desenvolvimento e evolução de cada criança, mantendo, assim, objetivos de curto e médio prazo bem definidos que norteiam os atendimentos e que levam ao objetivo maior de promover a funcionalidade, conquistar independência e autonomia, visando o bem estar e qualidade de vida.

Nos atendimentos, para alcançar os objetivos estabelecidos, utilizamos diversos métodos, técnicas, equipamentos e materiais [ver tópico intervenções]. Também nos preocupamos em orientar a família e manter parcerias com escolas, visando a possibilidade do máximo desenvolvimento de seu potencial e transferindo efetivamente os ganhos da terapia para o seu dia a dia.

Tudo isto num ambiente agradável, aconchegante e cheio de alegria.

     

Comunicação Suplementar e Alternativa

   

Quando a criança não consegue se comunicar através da fala e não possui uma escrita funcional, recursos de tecnologia assistiva devem ser utilizados para que ela consiga interagir e se expressar. Assim, a Comunicação Suplementar e Alternativa – CSA é uma área do conhecimento que visa suprir esta necessidade ou complementa-la.

Na Therapies, este trabalho é desenvolvido em conjunto com a fonoaudióloga. Assim, em equipe, é avaliado qual o melhor recurso, como pranchas, computadores, tablets, softwares e sintetizadores de voz, cabendo à terapeuta ocupacional avaliar também a forma como será utilizado tal recurso, isto é, o desempenho motor, cognitivo e sensorial. Além da avaliação e orientação sobre quais recursos podem ser utilizados, também realizamos todo o acompanhamento, visando a evolução desta comunicação, de acordo com o desenvolvimento e mudanças de necessidades da criança. Acreditamos, também, na importância da orientação familiar, para que este seja um recurso utilizado em todos os ambientes frequentados pela criança.

     

Estimulação Perceptocognitiva

 

Alterações perceptocognitivas, como de memória, atenção, percepção visual e espacial, coordenação visomotora, linguagem, sequência lógica, conceitos, raciocínio lógico, leitura e escrita, entre outros, são trabalhadas visando um desenvolvimento destas funções para que a criança seja capaz de planejar e controlar seus pensamentos e ações.

Estratégias de reabilitação cognitiva são utilizadas de acordo com a idade da criança, a maturação, reorganização e plasticidade cerebral. Deve-se considerar ainda a correlação entre desenvolvimento motor e cognitivo, assim como resultados de estudos que associam diretamente melhor desempenho com constante estimulação.

     

Estimulação Sensorial

 

Através dos sentidos - visão, audição, olfato, paladar, tato, propriocepção -, fazemos contato com o mundo ao nosso redor. Em algumas crianças, estes sentidos podem estar diminuídos (hipossensível) ou aumentados (hipersensíveis).

Conhecendo os interesses de cada criança e suas necessidades, estímulos são oferecidos proporcionando experiências sensoriais enriquecedoras e essenciais para o desenvolvimento e funcionalidade. A seleção, a graduação e a forma como tais estímulos serão apresentados devem ser criteriosamente escolhidos para o sucesso da terapia.

     

Estimulação Visual

 

A visão é sentido mais utilizado pela maioria das pessoas para entrar em contato com o ambiente. Através dela recebemos informações, por exemplo, de cor, luz, distância e espaço. Quando uma criança apresenta alterações visuais, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e o tratamento adequado melhor será seu prognóstico.

A baixa visão ou visão subnormal pode acarretar em atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, dificuldades escolares e até mesmo sociais. Assim, a estimulação adequada é primordial para melhorar a eficiência visual e o desenvolvimento global.

Além dos resultados das avaliações, a idade da criança norteia o programa que será desenvolvido. Nos atendimentos, além da prescrição dos recursos adequados, técnicas para estimulação específicas para cada caso são utilizadas. O envolvimento da família e escola também são essenciais para o sucesso do tratamento.

     

HandTutor

 

Sistema composto por um hardware e por um software utilizado para a habilitação e reabilitação dos movimentos do punho e dos dedos. Este equipamento permite a avaliação e a realização de exercícios terapêuticos através de jogos interativos (biofeedback) que exigem movimentos ativos, isolados ou combinados dos dedos e punho.

 Por proporcionar um biofeedback em tempo real e apresentar a possibilidade de graduar a dificuldade dos jogos, com o HandTutor o terapeuta consegue que seu paciente realize uma quantidade significativa de repetições dos movimentos a serem trabalhados de uma forma intensiva e motivadora.

Integração Sensorial

 

Quando uma criança não conseguereceber, classificar e fazer uso de forma adequada das informações provenientes do ambiente e das condições físicas do seu próprio corpo, sua respostas frente às exigências do ambiente podem ser inapropriadas e suas ações pouco funcionais.

 

Assim, nesta modalidade de intervenção, atividades são propostas com o objetivo de potencializar a capacidade do cérebro em integrar/organizar as informações oriundas do ambiente e do seu próprio corpo para que a criança seja capaz de responder adequadamente a estes estímulos.

Orientação Familiar e Escolar

 

Dificuldades motoras, sensoriais e cognitivas interferem de forma importante na interação da criança com sua família, assim como na escola e no meio social como um todo. Neste sentido, acreditamos muito na orientação e inserção dos familiares nos programas terapêuticos.

 

Orientações sobre como manusear os equipamentos, sobre posicionamento adequado e estímulos necessários permeiam todas as intervenções realizadas pela terapia ocupacional.

 

Visitas a escolas, orientação a cuidadores e atividades de conscientização da sociedade de uma forma geral também são atividades presentes no calendário da Therapies.

Prescrição de Tecnologia Assistiva

 

TecnologiaAssistiva é uma área de conhecimento que engloba produtos, recursos e serviços com o objetivo de promover a funcionalidade e proporcionar maior independência, autonomia, qualidade de vida e inclusão social.

 

Dentre estes recursos, destacamos aqui:

 

  • Adaptações para Atividades da Vida Diária;

  • Recursos de acessibilidade ao computador;

  • Adequação Postural (como mobiliários adaptados);

  • Auxílios de mobilidade (como cadeira de rodas);

  • Auxilios Visuais;

  • Recursos para comunicação;

  • Órteses;

  • Brinquedos adaptados;

 

Avaliando as necessidades de cada criança, estes recursos são prescritos e o acompanhamento do uso é realizado, evitando, assim, utilização inadequada ou abandono.

Treinamento de Atividades de VIda Diária

 

Considerando a idade da criança e hábitos familiares, atividades como alimentar-se, vestir e despir-se são executadas visando maior autonomia e independência no seu dia a dia. Para isso são utilizadas estratégias, sequências, posicionamentos e adaptações para garantir maior funcionalidade e facilitar a execução das tarefas.

 A família é orientada para dar seguimento em casa, tornando o treinamento mais intenso e efetivo. Avaliações específicas, como o PEDI, são utilizadas para mensurar a evolução.

Terapias Intensivas - Terapia de Contenção Induzida e HABIT

 

Técnicas de treinamento intensivo e repetitivo vêm sendo utilizadas com bons resultados nos casos de hemiparesia, isto é, com uma recuperação funcional significativa no membro superior parético.

 Para que a criança receba tais tratamentos, é necessário uma avaliação criteriosa, tanto motora como também de compreensão e colaboração, além do compromisso de comprometimento com o tratamento por toda a família.