Banner interno

Terapia

Voltar

Terapia

Crianças são sensíveis e estão constantemente tentando conhecer a si mesmas percebendo-se através do seu contato com o mundo e as pessoas.

A sensibilidade de uma criança dita especial pode ficar muito amplificada pela dificuldade ou mesmo impossibilidade de expressar-se e comunicar-se com o mundo externo.

Em geral, as dificuldades enfrentadas durante a sua chegada a este mundo tornam-nas especialmente sensíveis às questões que envolvem sua relação afetiva com os pais e ou cuidadores.

Questões como, se são ou não aceitas, se são causa de desapontamento para os pais, ou mesmo a percepção de que recai sobre elas qualquer tipo de expectativa a que elas não se sintam preparadas a corresponder, podem tornar-se barreiras adicionais ao desenvolvimento de sua auto-estima e de suas potencialidades.

Assim sendo, é importante que as questões e dificuldades pessoais enfrentadas pelos pais e cuidadores desses seres tão sensíveis sejam trabalhadas de forma a desonerá-los de uma série de questões que de fato não são deles.

A vinda de uma criança com necessidades especiais para uma família é antes de tudo, um convite a profundas reformas íntimas. Como um despertador para que as pessoas busquem em si mesmas os mais preciosos conteúdos amorosos, eliminando preconceitos, culpas, medos e bloqueios conscientes e inconscientes de qualquer natureza que representem barreiras à sua identificação com essa essência amorosa.