Os profissionais da equipe Therapies avaliam e propõe a técnica ou abordagem a ser realizada de acordo com a necessidade de cada criança. Nosso foco é facilitar a independência e qualidade de vida de criança respeitando sempre a individualidade e os limites de cada uma. Assim sendo, nos sentimos na obrigação de conhecer e estudar inúmeras técnicas e métodos para decidir, diante de cada paciente, qual será seu objetivo no programa de reabilitação e como o alcançaremos.
FACILIATAÇÃO DO ALINHAMENTO BIOMECÂNICO.
Nossa equipe acredita que é essencial sempre buscar maior alinhamento postural nas crianças com Paralisia Cerebral para minimizar os encurtamentos musculares e deformidades, assim como para favorecer maior função, de acordo com o nível funcional de cada criança.
Sendo assim, faz parte do nosso trabalho avaliar minuciosamente a órtese adequada para cada indivíduo, assim como avaliar o uso de vestes que podem favorecer maior alinhamento.
MÉTODO THERASUIT
A clínica Therapies foi a segunda clínica do País a trazer o método TheraSuit para o Brasil.
O Método TheraSuit foi criado em Michigan/USA, com base em uma veste criada por pesquisadores Russos com intuito de contrapor os efeitos negativos vividos pelos astronautas (atrofia muscular, osteoporose) devidos à falta de ação da gravidade em suas longas viagens pelo espaço. Izabela e Richard, um casal de fisioterapeutas e pais de uma criança com paralisia cerebral, estudaram e desenvolveram este novo método de tratamento visando a reabilitação de sua filha. É constatado que pessoas com desordem neuro-muscular precisam de repetições intensas de exercícios para aprender e adquirir uma nova habilidade motora. O progresso das evidências científicas associado à melhora significativa dos pacientes com distúrbios neurológicos que optaram por este tratamento faz desta técnica a primeira escolha entre os pacientes norte-americanos.
O método se diferencia da terapia tradicional em vários aspectos. O primeiro passo, essencial para um bom tratamento, é a avaliação específica e minuciosa para a identificação dos reais déficits do paciente. Em seguida, com base nos resultados da avaliação, é elaborado um programa intensivo, individual e específico, com duração 4 semanas, com seções diárias de 3 horas a 4 horas de atendimento.
O treinamento do paciente é sempre individual e visa o ganho de força, funcionalidade, endurance, coordenação e equilíbrio. Os recursos utilizados são: Suit (veste), Universal Exercise Unit (gaiola) e Spider.
O programa de exercícios diários é dividido em 3 etapas:
1) Suit:
A veste chamada Suit é uma órtese dinâmica, constituída de cordas elásticas (específicas e antialérgicas), ajustadas de acordo com a necessidade específica do paciente. O paciente, com auxílio da veste, recebe informações contínuas de proprioceptores e de alinhamento correto.
Desta maneira é possível inibir movimentos reflexos e permanecer em um padrão postural mais próximo do normal, aprendendo ou reaprendendo determinados movimentos. Com este auxílio, o tronco tem maior estabilidade, facilitando a coordenação das extremidades.
2) Universal Exercise Unit:
Exercícios são realizados em uma gaiola específica com polias e pesos na qual se consegue realizar movimentos sem a ação da gravidade (primeira forma de aprendizado do movimento) e fortalecer músculos específicos. A cada dia, o programa de fortalecimento é reavaliado visando adequação a evolução gradativa do paciente. Este equipamento proporciona um ganho de força muscular de grupos musculares específicos, alongamento muscular global e ganho de amplitude de movimentos. Esta é a base para outras etapas, em que se trabalha o paciente somente em atividades funcionais.
3)Spider:
Facilita o trabalho de atividades funcionais (em pé, gatas, sentado...). Com este sistema temos a facilitação do posicionamento da criança em linha média, por um sistema de cordas acopladas à gaiola. O terapeuta pode modificar o sistema de cordas facilitando ou dificultando a função (de acordo com o nível do paciente). Neste sistema, trabalha-se também integração sensorial, coordenação e equilíbrio.
O roteiro básico da seção abrange:
Indicações:
Benefícios:
INTEGRAÇÃO SENSORIAL
Sabemos que é através dos sentidos que vamos interiorizando informações e que vamos percebendo o mundo que nos rodeia. Quando estes falham ou ficam alterados, o acesso ao mundo fica perturbado não possibilitando a correcta percepção e interacção.
A integração sensorial é então o processo pelo qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente. As nossas capacidades de processamento sensorial são usadas para a interacção social; o desenvolvimento de habilidades motoras e para a atenção e concentração.
O PROCESSAMENTO SENSORIAL inclui a recepção de um estímulo físico (Registo Sensorial), a transformação do estímulo num impulso neurológico (Orientação), e a percepção (Interpretação), ou seja, o consciente experiência as sensações e em seguida Organiza uma resposta adaptativa adequada e executa-a. As funções de processamento sensorial ocorrem num continuum e de uma forma rápida e inconsciente. (Um exemplo deste processo é a reacção após tocar numa superfície quente)
Todos temos dificuldade em processar determinados estímulos sensoriais (um certo toque, olfacto, paladar, som, movimento, etc) e todos temos preferências sensoriais. Só se torna um transtorno do processamento sensorial, quando estamos em extremos do continuum, ou seja, torna-se uma "experiência perturbadora”, com flutuações imprevisíveis e com um impacto significativo sobre a capacidade de desenvolvimento ou funcionamento diário.
É essa ruptura que gera uma disfunção neurológica chamada Distúrbio do Processamento Sensorial.
Quando existem distúrbios sensoriais, podem afectar negativamente o desenvolvimento e as habilidades funcionais, quer sejam no comportamento, motoras, cognitivas, quer sejam ao nível emocional.
De acordo com Kranowitz (2005), a predisposição genética, as circunstâncias pré natais a prematuridade, a excessiva ou insuficiente estimulação, períodos longos de hospitalização ou institucionalização, são algumas das prováveis causas de alteração do processamento sensorial
Uma Perturbação Sensorial poderá:
- Afetar o comportamento da criança (ex: impulsivas, desatentas, distraindo-se facilmente);
- Prejudicar os seus movimentos (nível de atividade alto ou baixo, descoordenado ou desajeitado, caindo e tropeçando frequentemente);
- Influenciar a sua capacidade de aprendizagem (dificuldade em concentrar-se, perturbar-se com os ruídos, distrair-se com estimulação visual);
- Influir na sua relação com os outros e a sua auto imagem (dificuldade em relacionar-se com crianças da mesma idade, demasiado sensíveis ou críticos, demasiado ansiosos ou receosos, tendendo a isolar-se ou frustrar-se facilmente); Pode impedir uma criança de brincar e de experienciar as interacções fundamentais para a aprendizagem e interacção social.
O medo, ansiedade ou desconforto que acompanha estas situações quotidianas podem perturbar significativamente as rotinas diárias no ambiente familiar. Além disso, os ambientes escolares e sociais podem conter estímulos físicos que muitas vezes causam sofrimento significativo a essas crianças.
Os pais podem ter dificuldades em lidar com os problemas decorrentes do processamento sensorial, muito antes das crianças ingressarem no ensino escolar! Estes distúrbios podem tornar-se mais evidentes quando a criança entra numa creche e podem persistir na idade adulta.
A função principal dos sistemas sensoriais é realizar a tradução da informação contida nos estímulos ambientais (externos e internos) para a linguagem do sistema nervoso (sentir calor, detectar odores desagradáveis, etc.).
As alterações podem ocorrer num ou em todos os sistemas sensoriais, incluindo táctil, auditivo, visual, gustativo, olfactivo, proprioceptivo e vestibular.
São esses sentidos que devem ser olhados com cuidado:
- Táctil: o sentido do tacto; resposta dos receptores da pele sobre o toque, pressão, temperatura, dor e movimento dos pêlos sobre a pele.
- Auditivo: contribuição relativa aos sons, a habilidade de perceber correctamente, discriminar, transformar e reagir a sons;
- Oral: Relativo à boca, a habilidade de perceber correctamente, discriminar, processar e responder aos paladares ou a estímulos dentro da boca;
- Olfactivo: relativo ao cheiro, uma habilidade de perceber correctamente, discriminar, processar e responder a diferentes odores.
- Visual: relativo à vista, a habilidade de perceber correctamente, discriminar, processar e responder ao que se vê.
- Vestibular: situado no ouvido interno responsável sobre as reacções ao movimento e equilíbrio.
- Proprioceptivo: o sentido da "posição"; Como o cérebro interpreta a posição do corpo, peso, pressão, alongamento, movimentos e alterações na posição. A capacidade de perceber espacialmente, cada segmento corporal em particular ou o corpo como um todo, tanto em situações estáticas, como nas actividades que demandam movimento (dinâmicas).
Todos temos alguns tipos de preferências sensoriais e talvez até leve um caso de "disfunção". No entanto, é a frequência, intensidade, duração e impacto funcional desses sintomas o que determina a disfunção.
Muitas crianças com alterações sensoriais a nível tátil, usarão somente as pontas dos dedos, quando brincam com areia, cola, tinta, comida. Assim, seu jogo é limitado tal como a sua capacidade de exercer experiências de aprendizagem. Podem ficar com medo, evitar actividades, retirar, ou actuar como seu corpo responde. Tem tudo a ver com a maneira pela qual o sistema nervoso interpreta as sensações de toque e estimulação.
Para concluir, é importante reter que:
- A integração sensorial é uma desordem neurológica, não uma criança mimada, um produto de má parentalidade, criança desafiadora ou de uma doença mental!
- São reacções a estímulos sensoriais específicos. É sobre como essa entrada é feita, organizada e utilizada para interpretar o seu ambiente e fazer o corpo reagir, pronto para aprender, mover, regular os níveis de energia e emoções, interagir e desenvolver-se adequadamente.
- Se conhece ou observa uma criança com um Distúrbio do Processamento sensorial. Quando os sintomas da disfunção de integração sensorial aparecem, procure o apoio de um profissional de saúde. Como acontece com qualquer problema, a chave é descobri-lo para que possa começar a tratá-lo o mais precocemente possível.
BOBATH
Conceito Bobath, é um tipo especializado de Fisioterapia, constituído principalmente pelo trabalho do Neuropediatra Dr Karel Bobath e de Sua Esposa a Fisioterapeuta Berta Bobath, através de 25 anos de pesquisa. Na atualidade o tratamento por eles desenvolvido é bem conhecido e aceito em vários países (Bobath, 1990). O princípio do Conceito Bobath é a inibição dos padrões reflexos anormais e a facilitação dos movimentos normais.
No Método Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. O objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais. Segundo a Terapeuta Ocupacional, Lélia Elena Zonzini Ramos, este método é extremamente importante para o desenvolvimento motor da criança, podendo ser aplicado precocemente em bebês, antes que se estabeleçam as desordens de postura e de movimentos, que, em muitos casos, podem ser evitadas.
A senhora Bobath descobriu a técnica há 30 anos. Como só obteve resultados por breves períodos, ela continuou suas pesquisas e observou que podia conseguir um aumento do tônus muscular combinando a técnica de inibição com a técnica de facilitação. Assim, o trabalho muscular passou a permitir ao paciente, uma melhor sustentação da cabeça, da rotação da cabeça e do tronco e conseqüentemente, uma melhor reação de equilíbrio. A partir daí, o paciente conseguiria então, desenvolver uma maior capacidade sensorial e motora dos seus movimentos.
A Bola de Bobath é um dos equipamentos mais utilizados neste conceito. Outros equipamentos são: o rolo, o andador, o espelho, etc... A indicação do(s) equipamento(s) depende(m) do comprometimento neuro-motor e da inabilidade dos movimentos de cada paciente.
"Esta técnica é empregada em crianças com paralisia cerebral e outros problemas neurológicos de origem central como: traumatismos cranianos e hemiplegia", cita Lélia. "Podemos definir o Método Bobath como uma técnica de reabilitação neuromuscular que utiliza os reflexos e os estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora, sempre respeitando os princípios da normalização do tônus e da experimentação de um movimento ou de um controle estático normal", completa a Terapeuta Ocupacional.
O tratamento realizado pela fisioterapia inclui movimentos ativos e passivos, mas só os ativos podem dar as sensações essenciais para a aprendizagem dos movimentos voluntários. É indicado para adultos e crianças com disfunções neuro-motoras. O método demonstra que muitas posturas desordenadas e movimentos típicos, por exemplo, da paralisia cerebral, são o resultado de reações posturais não controladas e que persistem até idades em que elas já são consideradas anormais.
O objetivo dessa técnica é diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.
"O Bobath trabalha com a facilitação do movimento, ou seja, solicita-se ajustamentos automáticos na postura, a fim de produzir reações automáticas de proteção, endireitamento e equilíbrio. A faci1itação, então, baseia-se nas reações de endireitamento (são reações estático-cinéticas que estão presentes desde o nascimento e se desenvolvem, obedecendo uma ordem cronológica) e nas reações de equilíbrio, a partir dos movimentos que produzem adaptações posturais possíveis para mantê-lo. Dentro da compreensão do movimento normal, incluindo a percepção, usa-se a facilitação de movimentos e posturas seletivas, objetivando-se um aprimoramento da qualidade de vida do paciente", finaliza a Fisioterapeuta Maria Cristina RicettoFunchalOliveira.
Indicações do Método:
- Variar posturas
- Aumentar o controle sobre esta postura
- Simetria do corpo
- Alongamento
- Propriocepção
- Aumentar ou diminuir tônus muscular
- Estimular reação de proteção e equilíbrio
- Estimular extensão de cabeça, tronco e quadril nas crianças hipotônicas
- Suporte de peso para as mãos
- Trabalhar as rotações do tronco
- Trabalhar a dissociação de cintura pélvica e escapular, facilitando a marcha
A Bola de Bobath é um dos equipamentos mais utilizados neste conceito. Outros equipamentos são: o rolo, o andador, o espelho, etc... A indicação do(s) equipamento(s) depende(m) do comprometimento neuro-motor e da inabilidade dos movimentos de cada paciente.
* Como indentificar crianças com altas habilidades
* Super dotação em idade pré escolar
* Metodologia e estratégias pedagógicas
ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Sabe-se que o acompanhamento do desenvolvimento motor e seus possíveis desvios é essencial nos bebês de risco. Neste sentido, a equipe Therapies realiza programa de avaliação precoce e acompanhamento dos bebês, realizado por fisioterapeutas especialistas.
A avaliação precoce do desenvolvimento motor e as possíveis alterações é essencial para que se realize as orientações e a intervenção necessárias. O bebê tem a chamada “ idade de ouro”, em que o cérebro ainda esta em desenvolvimento e se comporta de forma mais “maleável”, sendo mais suscetível à aprendizagem quando estimulado. Quanto mais nova é uma criança, maior a possibilidade de responder positivamente à estimulação.
USO DE EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS DE REABILITAÇÃO
Aqui na Therapies, acreditamos que é de extrema importância poder oferecer diversos andadores que foram cuidadosamente desenvolvidos com tecnologias de vários países. Cada criança é um ser único e seu desenvolvimento é bem variável. Por este motivo nos sentimos na obrigação de ter muitos equipamentos com muitos acessórios para podermos testar e treinar durante o treinamento intensivo já que cada criança se adapta melhor a um equipamento específico.
Além disso, possuímos 2 NF Walker, aparelho de reabilitação desenvolvido na Noruega. Este equipamento auxilia muito no aprendizado do movimento da marcha, sem compensações ou desalinhamentos incentivando sempre o movimento recíproco.
TECNOLOGIA NA REABILITAÇÃO INFANTIL
A equipe Therapies esta sempre em busca de Tecnologias para reabilitação infantil desenvolvida em diversos Países. Trabalhamos com o Happy Rehab, equipamento desenvolvido na Dinamarca para fortalecimento de Membros inferiores. Já há estudos do beneficio de usar este equipamento de maneira intensiva (1 hora por dia), com resultados que demonstram melhora da força ativa e dorseflexores e melhora da amplitude de movimento ativa e passiva. Para este equipamento o paciente deve ter cognitivo preservado. Ele tem um vídeo game na frente do equipamento e tem inúmeros desafios para vencer. Para isso é necessário que faça força ativa de dorseflexores e extensores de joelho, grupos musculares geralmente enfraquecidos na criança com Paralisia Cerebral.
Utilizamos também o Treax Pad. Este equipamento também desenvolvido na Dinamarca é um equiapemento para treino de equilíbrio e fortalecimento da musculatura do pé (dorse e plantiflexores). O paciente tem um desafio a vencer realizando também o treino da atenção. Trata-se de um equipamento com sensores nas placas que incentiva o paciente a realizar o exercício por meio de feedback visual. É ótimo também para trabalhar a postura de gatas.
Em breve, novos equipamentos na clínica Therapies.
ORIENTAÇÃO FAMILIAR
Continuamente os profissionais da Therapies estão orientando os familiares da criança por saberem na extrema importância de continuidade de exercícios e posicionamentos em casa. A orientação familiar consiste na elaboração de uma série de instruções com base em conhecimentos científicos, de dificuldades variáveis, transmitidas ao cuidador de portadores de incapacidades.
Estas orientações pretendem ampliar o processo terapêutico além do espaço físico e do tempo de sessão. A melhora obtida durante o tratamento pode ser continuada e reforçada em casa , não devendo ser considerada substituta da Fisioterapia.
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